segunda-feira, 7 de março de 2011

A HABILIDADE DE SABER ESPERAR

Estamos vivendo num tempo onde tudo tem que ser para agora, para já. O verbo ‘esperar’ é pouco vivenciado e ‘saber esperar’ é menos vivenciado ainda. Uma geração do aqui e agora, uma geração do imediato, que é perita em pular etapas, em saltar degraus, uma geração capaz de criar atalhos, os mais estranhos possíveis, para se chegar onde quer, mesmo que isto custe derrubar alguém, pisotear a auto-estima dos outros e até mesmo tirar a vida da outro, como se não fosse nada, como se fosse uma ‘coisa’, como temos visto na mídia ou até mesmo bem perto de nós.

A vida (acredito eu) é repleta de processos, de etapas. A própria vida é um processo, complexo, mas um processo de crescimento rumo à maturidade e a plenitude. Pare para pensar como era você há um atrás e note que sem querer e sem perceber, você está num contínuo processo de vida. E há dois anos atrás, três, quatro? Isto é tremendo!

A vida carrega em sua essência a espera, a pausa, o aguardo. Se estamos indo contra esta lei natural da vida, certamente estamos provocando grandes estragos em nós mesmos e nos outros, e acreditem, muitas vezes sem perceber. Chegamos a culpar Deus e o mundo, porque as coisas não estão dando certo, ou não estão acontecendo do jeito que quereríamos; nos revoltamos como crianças mimadas, que se jogam no chão e fazem um show porque os pais não quiseram comprar aquele brinquedo ou aquele doce. É preciso parar, e pensar: Será que isto precisa acontecer agora, já? Estou desrespeitando um processo? Estou me esquecendo de algumas etapas? Ou até mesmo fingindo se esquecer delas?

E o pior de tudo, quando estamos eufóricos por querer algo fora do tempo, deixamos de saborear o presente. Deixamos de viver com plenitude o que é para ser vivido hoje, estamos colhendo frutos verdes, azedos, frutos que não passaram pelo processo de maturação.

Em nossa vida, em nosso redor, estamos cheios de exemplos disso, principalmente nos nossos relacionamentos. Na verdade não é difícil recordar de algo pelo qual fomos precipitados e por causa disso estamos saboreando até hoje o gosto amargo do fruto verde, fora do tempo.

Certa vez, li num livro um definição perfeita do que é paciência, o autor escreveu mais ou menos assim: Paciência, não é saber esperar, mas é a habilidade de se comportar bem enquanto se espera. Esperar todo mundo espera, agora, se comportar bem é o essencial, isso é paciência!

Enquanto aquilo que queremos não vem, tenhamos paciência, busquemos a habilidade de se comportar bem enquanto se espera, pois os frutos estão ai, mas o nosso grande desafio é observar se eles estão verdes, ou maduros, se estão em tempo de colheita e ou ainda num processo.

Pense nisso...

“Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus: tempo para nascer, e tempo para morrer; tempo para plantar, e tempo para arrancar o que foi plantado; tempo para matar, e tempo para sarar; tempo para demolir, e tempo para construir; tempo para chorar, e tempo para rir; tempo para gemer, e tempo para dançar; tempo para atirar pedras, e tempo para ajuntá-las; tempo para dar abraços, e tempo para apartar-se. Tempo para procurar, e tempo para perder; tempo para guardar, e tempo para jogar fora; tempo para rasgar, e tempo para costurar; tempo para calar, e tempo para falar; tempo para amar, e tempo para odiar; tempo para a guerra, e tempo para a paz.” (Eclesiástico 3, 1-8)

André Henrique

07.03.2011

5 comentários:

  1. DE FATO NÃO SABEMOS ESPERAR, QUEREMOS TUDO A TODO MOMENTO. ESTOU VIVENDO UM TEMPO DE ESPERA EM MINHA VIDA, E HÁ MOMENTOS QUE PENSO EM DESISTIR, MAS DEUS SEMPRE ME DIZ QUE MEU MOMENTO VAI CHEGAR, É SÓ ESPERAR...

    ANDRÉ PARABÉNS PELO BLOG, ESTÁ LINDO.

    ResponderExcluir
  2. OI Andre EU TBM ESTOU VIVENDO ESTE TEMPO DE ESPERA TEM HORA que acho q Deus se esqueceu de mim mas creio q minha vitoria esta proxima .Adorei o seu blog Parabens bjs Tereza

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Tati! Viva com alegria o tempo da espera! Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Tereza! Cante e celebre suas vitórias, mesmo que antecipadamente! Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Dar sempre tempo ao tempo. Saber Esperar..
    Texto perfeito... Parabéns. Todos os textos foram muito bem escritos...

    ResponderExcluir