sábado, 18 de junho de 2011

GRATIDÃO, ONDE ESTA?

Estamos a todo momento nos encontrando com presentes, a todo instante nos é oferecido algo. Basta abrir os olhos do interior para enxergar o que nos é dado, ofertado de maneira gratuita, sem reservas. Acredito que quando deixamos de reconhecer o que nos é oferecido como presentes à nós, vamos ao mesmo tempo deixando para tráz a essência, vamos abandonando nossa humanidade, nossa essência humana. O que resta a alguém, quando este deixa de reconhecer os presentes que lhe são oferecidos? Restam a amargura, a solidão, o desespero, a ingratidão, e isso tudo, principalmente este último, nos torna tão distantes daquilo pelo qual nascermos a ser - felizes. 

A natureza nos ensina de maneira brilhante o que é ser presente, ou seja, o que é presentear os outros com aquilo que se é e tem. Uma árvore por exemplo, uma jaboticabeira, sabe nos presentear com generosidade; o sol, se apresenta todas as manhãs, sem pedir nada em troca, o ar, a terra, enfim, a natureza esta ai nos presenteando, se apresentando a nós. Não podemos esquecer que fazemos parte desta natureza, não podemos esquecer disso. Toda a criação executa livremente sua apresentação a nós, nos oferecendo presentes. 

Quando ganhamos um presente, quase que naturalmente brota uma expressão de gratidão, um 'Muito obrigado(a)!' vem à tona acompanhado de um leve ou de um largo sorriso. Pelo menos assim deveria ser. Note como hoje em dia a gratidão é uma expressão que parece doer no coração de muita gente, perceba em seus relacionamentos, como a gratidão tem sido pouco ou mal expressada. É algo a se pensar, e até mesmo, urgentíssimo pensar sobre isso - O quem tem roubado ou ofuscado nossa gratidão?

Ao ser oferecido um presente, a gratidao deve emergir, se a gratidão não esta despontando algo esta errado, é sinal de que estamos perdendo a essência. 

Temos um péssimo costume de relaxarmos na gratidão para com as pessoas que convivem a muito tempo conosco, casais que não dizem mais 'Obrigado!" um ao outro, filhos que não agradecem à mãe pelo café da manhã que ela preparou, parece que o outro tem a obrigação de nos servir, vamos desumanizando nossas relações, e isso é um perigo, a indiferença é uma ameaça a todo relacionamento. Lembro de uma frase de Mário Quintana - "O que mata um jardim não é o abandono. O que mata um jardim é esse olhar de quem passa por ele indiferente".

Exercite a gratidão hoje, quem sabe agora. Não basta sentir a gratidão, é preciso expressá-la. Seja grato. Seja humano!


André Henrique Faria

18 de Junho de 2011

13h48

3 comentários:

  1. Agradeço pelo texto. Simples, mas me conta algo.

    ResponderExcluir
  2. Coisas simples são assim, sempre nos contam algo. Que bom que te ajudou! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!!! Escreve Muito bem... Gostei Muito. E também gostei da frase do Mário Quintana que até gerou comentários quando coloquei no Twitter..Aí já falei aonde vi a frase. No Seu Blog...kk
    To seguindo o Blog.. Segue o meu?
    http://coracaodesfeitoempalavras.blogspot.com/
    vlw

    ResponderExcluir