quarta-feira, 30 de março de 2011

E QUANDO A CRISE CHEGAR?

Todos nós já passamos por momentos de crise. Momentos pelos quais muitas vezes não gostamos nem de lembrar. Mudança, perda, traição, tudo pode indicar a crise. Mas o que vem a ser esse momento tão temido de todos nós?

Como seres humanos, temos a tendência à adaptação, ou seja, vamos nos acostumando facilmente com aquilo que esta ao nosso redor, vamos nos adaptando sem perceber às coisas. Quando algo diferente interfere nossa história, logo percebemos que algo esta errado, notamos que algo alterou o ritmo de nosso ‘pequeno mundo’ e quando esta interferência é algo aparentemente ruim, logo nos vem à mente: E agora? Ou até mesmo: Quero voltar atrás! Quero tudo como antes!

Você pode até mesmo dizer que suporta a crise, que a vida é assim mesmo, mas as reações vêm somente no momento em que você está dentro dela, é difícil e quase que impossível prever, porém quando compreendemos o significado deste processo de crise, podemos absorver todo bem que esse processo nos trará. Você entendeu? A crise é um processo que nos trás benefícios, dos mais variáveis possíveis, onde o maior deles é crescimento pessoal. 

Só se cresce na crise. Portanto, não fuja dela, e nem finja que ela não esta acontecendo, assuma a crise, reúna as forças necessárias, busque-as se for preciso, tome as ferramentas corretas - internas e externas, mas não se impeça de crescer.

A palavra crise vem do grego “Kríno” que significa: separar, apartar, escolher, cortar, decidir, fazer passar por um julgamento. Na verdade a crise é o resultado de cada uma destas atividades, portanto é algo tão fundamental em nossa história, quanto respirar. Na verdade a crise é um estado de mudança, uma vivencia recheada de possibilidades novas. Saiba, é durante a crise que você precisa olhar para frente. Temos o mau hábito de ficar somente focados na causa da crise, na perda, no problema, deixamos de lançar o olhar sobre o leque de possibilidades que se abre diante de nossos olhos, possibilidades que nos impulsionam a agir diferente, a falar de outra maneira, a reagir de outra forma, a assumir lugares e posturas novas, e assim por diante.

Pense bem na crise que você passou há um ano, veja o que mudou em você, pense um pouco nas crises, nos momentos de corte, separação, decisão, enfim de mudança que você passou há uns 05 anos, certamente foram fundamentais para o seu crescimento e para o crescimento de outras pessoas. Compreenda que não se ‘joga a toalha’ na hora da crise. É hora de mudança. É hora de crescer.

Fico imaginando o quanto foi difícil para nós sairmos do ventre de nossa mãe. Fica evidente essa dificuldade pois nascemos aos berros, indicando que tudo ia tão bem, tão tranqüilo, nove meses acomodados, adaptados, até o momento que uma crise acontece, uma mudança nos força a se desacomodar e a se desadaptar e não demoramos muito para entrar em prantos. Mas se não fosse essa crise, morreríamos sufocados no ventre de nossa mãe. Sufocados! E é o acontece com muita gente que não quer mudar. A crise vem uma, duas, três, mas a resistência à mudança é tão grande, que logo vem o sufoco, começa a faltar o ar da vida, o ar da alegria.

As crises são sucessivas, quando acaba uma vem outra, pois estamos em constante mudança. Graças a Deus! Estamos sempre crescendo.

Quando a crise vier, se posicione em seu lugar, reassuma sua identidade, sua capacidade, e não fique somente focado no que causou a crise, nos problemas, na perda, no que ficou para trás, mas olhe para as possibilidades, faça a sua escolha, e mude. Sei que não é tão fácil assim, mas é possível e necessário. Mude. Cresça.


André Henrique Faria

31 de Março de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário