terça-feira, 8 de março de 2011

PARE! SILÊNCIO!


Aonde vamos com tanta pressa, movidos por um ritmo frenético, sem pausas, sem descanso, sem silêncio? A impressão que dá é que o ser humano tem pavor da pausa, tem horror ao silêncio. Já observou como temos dificuldade para ficar em silêncio? 

Sempre quando nos determinamos a ficar quietos, inventamos algo para fazer e não conseguimos parar ou quando não inventamos algo alguém inventa e interrompe o nosso tão precioso silêncio. Sei de pessoas que quando se determinam a ficar em silencio, ligam o rádio no volume máximo ou ligam a TV, não compreendem que silêncio é silêncio.

A pausa é tão importante quanto a atividade, silenciar é tão essencial quanto falar. Pergunte a um músico a importância de uma pausa, o que seria de uma sinfonia, de uma canção se no meio de tantas notas musicais não houvesse as pausas, seria um terror! Tente imaginar. Para um músico a pausa é uma nota musical. A vida se assemelha a uma grande sinfonia, com notas altas e baixas, com ritmos e melodias diferenciadas e por ser assim, possui também a essencial necessidade da pausa.

É por meio da pausa e do silêncio que vão surgir idéias brilhantes, possíveis soluções para situações difíceis. É na pausa que se reúne forças extras para lutar. Você já deve ter ouvido alguém dizer: “conte até dez!”, ou seja, dê uma pausa, pare um pouco, respire antes de reagir e se preciso for conte até vinte, trinta, cem, duzentos, pare um pouco, pois muitas vezes estamos sendo mais eficazes e sábios quando paramos.

Ouço muitas pessoas dizerem assim: “Não sei o que fazer nesta situação. Estou perdido (a)!” e geralmente pergunto a elas: “O que você tem pensado sobre isso? Já parou para pensar? Já silenciou?” e a resposta é sempre negativa, pois há uma grande dificuldade de parar para pensar, e principalmente um ‘parar eficaz’, de qualidade.

Quando vamos dormir, ou quando levantamos de manhã logo elaboramos um roteiro mental do que vamos fazer no dia e quando notamos que há lacunas em nosso roteiro, vamos tentando preencher com coisas desnecessárias e não damos conta de que estamos seguindo um ritmo acelerado de vida e por conta disso muitos estão ficando doentes, o próprio corpo está pedindo: “Pare!” e muitas vezes esta gritando: “Pare! Se você não parar eu paro você!” Isto é sério.

Reconheçamos a necessidade da pausa, reconheçamos que diante dos nossos olhos vão surgir constantemente placas ‘PARE!’ e quando elas surgirem não tenhamos medo ou pavor de parar, silenciar, e só depois disso continuar. Respeite-se! Fomos e ainda estamos sendo educados numa cultura que faz de tudo para ensinar a respeitar as leis do transito, e tantas outras leis (isso é bom e extremamente necessário), mas na maioria das vezes não somos capazes que reconhecer e respeitar nossos próprios limites internos.

Pense nisso...

“Estando Jesus em viagem, entrou numa aldeia, onde uma mulher, chamada Marta, o recebeu em sua casa. Tinha ela uma irmã por nome Maria, que se assentou aos pés do Senhor para ouvi-lo falar. Marta, toda preocupada na lida da casa, veio a Jesus e disse: Senhor, não te importas que minha irmã me deixe só a servir? Dize-lhe que me ajude. Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, andas muito inquieta e te preocupas com muitas coisas; no entanto, uma só coisa é necessária; Maria escolheu a boa parte, que lhe não será tirada.” (LC 10, 38-42)

Deixe um comentário!

André Henrique

08.03.2011

2 comentários:

  1. Realmente vivemos uma vida agitada,pois as pessoas,estão sempre com pressa.Quanto mais tecnologia,mais pressa temos.É PRECISO SABER ESPERAR A DEMORA DE DEUS.

    ResponderExcluir
  2. Benedito... sim é preciso reaprender a esperar! E isso é urgente! rs Abraços!

    ResponderExcluir