sexta-feira, 17 de junho de 2011

PRESENÇA - PRESENTE

Presença, vamos parar um pouco para refletir sobre esta palavra?. Mais do que uma palavra, muito mais. O que é presença? O que é estar presente? 


Para entendermos o significado de presença, bastar agora, neste momento, olhar a sua volta e verificar o que esta presente ai, o que há a sua volta, e note que as coisas, pessoas, enfim, o que você esta vendo, o que esta ou não ao alcance de tuas mãos, o que você sente,  esta realmente ai; portanto, estar presente, é estar ai, estar aqui, agora, sem rodeios, sem receios, sem medo. A presença é o que é, diante dos nossos olhos, em sua realidade, em sua verdade, quer queiramos ou não. 


Não sei você, mas por várias vezes, entrei em lojas, consultórios onde havia instalado logo na entrada um sensor de presença, um aparelhinho um tanto irritante, que avisa que você chegou, todos ali ao escutarem a campainha, ficam sabendo que alguém chegou, fulalo esta presente, não esta mais lá, mas esta aqui, neste momento, neste lugar, isto nos leva a entender que presença é a existência de alguma coisa em algum lugar. Mas se tratando de pessoas, a palavra presença, tem um outro signficado, muito mais do estar presente, existindo em algum lugar, nãos somos uma coisa, um objeto existente, somos pessoas, somos uma riqueza ambulante, não somente fazemos presença, mas somos o presente. 


Fique sabendo, que você, eu e quem esta à sua volta presente, é presente. Pode parecer um jogos que palavras, que seja então. Somos presentes a ser recebido com gratidão, com alegria. Presente a ser desembrulhado e vislumbrado, não de qualquer jeito. Somos presentes aqui, ali, onde quer estivermos, estamos e somos presentes e vamos nos deparar com presenças, com presentes. Alguns de um jeito, outros de outro, somos riquezas embrulhadas, ambulantes. 


Já parou pra pensar nisso? Só não podemos esquecer que algumas pessoas são presentes bem embrulhados, será preciso trazer pra fora a riqueza e talvez para que isso aconteça seja necessário esforço,  e isso pode levar algum tempo, é preciso persistir, não desanimar. Todos, todos nós, temos riquezas no nosso interior. Você já deve ter ouvido ou já deve ter expressado a frase: "Fulano ou Fulana é de presença, quando ele(a) chega, todos notam..." Pois é, algumas pessoas são presentes desembrulhados, todos notam o seu conteúdo com facilidade, mas há aquelas que estão embrulhadas, será preciso um pouco de trabalho, de carinho, de paciência, de diálogo, de compreensão, de amor, e por ai vai, para vir à tona o seu conteúdo. 


Que tipo de presença tem sido a sua, que tipo de presente tem sido você? Como você esta lidando com os presente que estão a sua volta? Já reparou que quando ganhamos um presente, embrulhado numa caixa, com belos laços, vamos abrindo o presente com cuidado, mesmo ansiosos por saber o que tem dentro, até mesmo pessoas brutas, vão desamarrando o laço com delicadeza, pois qualquer movimento, pode estragar, danificar o conteúdo. 


Ei, vamos lá, neste dia tome consciência de que você e os outros não são qualquer coisa. Eu sou um presente e você também!

Avaré, 17 de junho de 2011

21h57

2 comentários:

  1. Você escreve bem, de maneira simples e facilmente compreensível, dá para ler rapidamente. Isso é bom! Só sugiro - caso eu possa fazê-lo, e o faço de boa fé, prometo! - que faça textos mais curtos. Esse seu texto, por exemplo, dava para ser um pouco mais resumido sem perder o núcleo.
    Parabéns, de qualquer forma.

    ResponderExcluir
  2. Olá anônimo, rs - Obrigado pela dica. Comentários como o seu, enriquece e acrescenta ensinamento a quem escreve. Obrigado!

    ResponderExcluir